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Política Anti-spam

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

A Internet causou grande impacto na vida das pessoas, tornando-se um veículo de comunicação importante, evoluindo para revolucionar a maneira de fazer negócios e buscar e disponibilizar informações. Ela viabiliza a realidade da globalização nas diversas áreas da economia e do conhecimento. Por outro lado, esse canal acabou absorvendo diversas práticas, boas e ruins.

O spam é uma das práticas ruins. Ele ficou famoso ao ser considerado um tormento para os usuários de e-mail, impactando na produtividade de funcionários e degradando o desempenho de sistemas e redes. No entanto, poucos se lembram de que já enfrentaram algo semelhante, antes de utilizar o e-mail como ferramenta de comunicação.

As cartas de correntes para obtenção de dinheiro fácil, encontradas nas caixas de correio, as dezenas de panfletos recebidos nas esquinas e as ligações telefônicas oferecendo produtos são os precursores do spam. A principal diferença, extremamente relevante, é o fato de que para enviar cartas ou panfletos e ligar para nossas casas, o remetente tinha de fazer algum investimento. Este muitas vezes inviabilizava o envio de material de propaganda em grande escala.

Com o surgimento e a popularização da Internet e, conseqüentemente, do uso do e-mail, aquele remetente das cartas de corrente ou propagandas obteve a oportunidade e a facilidade de atingir um número muito maior de destinatários. Tudo isso com a vantagem de investir muito pouco ou nada para alcançar os mesmos objetivos em uma escala muito maior. Por essa razão, esse é um dos maiores motivadores para o envio de spam.

Desde o primeiro spam registrado e batizado como tal, em 1994, essa prática tem evoluído, acompanhando o desenvolvimento da Internet e de novas aplicações e tecnologias. Atualmente, o spam está associado a ataques à segurança da Internet e do usuário, propagando vírus e golpes. Tão preocupante quanto o aumento desenfreado do volume de spam na rede, é a sua natureza e seus objetivos.

O spam ganhou popularidade, é tema tratado em vários sites e protagonista de notícias na imprensa, muitas vezes abordando mecanismos de prevenção ou defesa. O combate ao spam e o desenvolvimento de mecanismos de prevenção e proteção tornaram-se serviços de destaque oferecidos por provedores de acesso e empresas fabricantes de software/hardware.

Para filtrar o Spam em nossos servidores e evitar que os clientes sejam prejudicados, utilizamos diversas ferramentas para o bloqueio, remoção e filtro destas mensagens indesejáveis. Como um método de prevenção ao sobrecarregamento de nossos servidores devido ao Spam, utilizamos as RBL's ou blacklists (lista negra) das organizações Spamhaus.org e Spamcop.net.

Após o passo de verificação nas RBL's, nossos servidores verificam a potencialidade de risco que um email pode gerar para o usuário, e então conseguimos remover grande parte destes emails antes mesmo de chegarem a filtragem. Então, utilizando o sistema Spamassassin, nossos servidores seguem para a última etapa, que é filtrar de forma que os spans fiquem separados dos emails desejados.

Além dos serviços automatizados realizados constantemente por nossos servidores em busca da tranquilidade nos emails de nossos clientes, nós não utilizamos práticas spam como o UCE para a divulgação de nossos serviços, assim como monitoramos nossos servidores para que os usuários também não utilizem esta prática que cada vez mais, tem prejudicado o desempenho das redes mundiais.

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